domingo, 5 de agosto de 2012

Jefferson - Gene Lisitzky (1953)


Thomas Jefferson viveu num período importante da História Americana, razão pela qual a sua história é a história de uma época  e de um mundo. Muito se tem escrito sobre o grande batalhador pela liberdade de todos os homens, porém, até aqui, ninguém o fez com maior poder de síntese e força de penetração do que Gene Lisitzky.
Baseado em dados rigorosamente verídicos, acompanhou passo a passo a vida do grande democrata norte-americano, aclarando muitos dos seus pontos capitais, como o que se prende às relações de Jefferson com Hamilton. Também a vida afetiva do exemplar estadista mereceu-lhe especial atenção e é com imensa ternura que lhe acompanhamos as passagens.
A vida de Thomas Jefferson, advogado dos mais brilhantes, deputado à Câmara colonial pelo seu condado, diplomata, secretário de Estado, duas vezes presidente e, por fim, grande educador, foi prodigiosamente ativa e profícua, até à extrema velhice.
Uma vida muito digna e feliz, na opinião do próprio Jefferson, quando respondeu afirmativamente a um amigo que lhe perguntara se gostaria de vivê-la outra vez.

Citação da obra:

"Quando a França se tornou república, Jefferson desejava ardentemente que seu novo govêrno fosse bem sucedido. Hamilton encarava com mêdo e rancor a Revolução Francesa. Êle esperava que a Inglaterra esmagasse aquela monstruosidade democrática. Em consequência, duas correntes a favor da Europa cresciam na América: pelos inglêses (Hamilton) e pelos francêses (Jefferson). foi Hamilton o primeiro a desfechar a ofensiva." p. 113.

Fonte da imagem: arquivo pessoal sergio/elane
@Direitos Reservados

Um comentário:

  1. "Quando um homem assume uma função pública, deve considerar-se propriedade do público."
    Thomas Jefferson

    Thomas Jefferson, ao meu ver, antes de tudo foi um grande pensador.

    "Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho." Thomas Jefferson

    Já li alguns livros sobre Thomas Jefferson, mas, este de Gene Lisitzky não.

    Um homem anos luz à frente do seu tempo!Thomas Jefferson, foi um dos fundadores do partido Democrático e o terceiro presidente dos Estados Unidos, além, de ser um dos que lutaram pela independência americana.

    Muito bom ler , reler sobre esses personagens que tentaram ou mudaram o rumo mundo.

    O Sibarita

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua contribuição!